Eventos Realizados

1- I Seminário Internacional do Observatório de Tradução: Arte, Mídia e Ensino 04 e 05 de julho de 2015.

O I Seminário Internacional do Observatório de Tradução: Arte, Mídia e Ensino foi realizado nos dias 2 e 3 de julho, das 08:30 às 18:00 horas, no auditório do IC-2, no campus de Goiabeiras. Os conferencistas internacionais María Constanza Guzmán (York University/Toronto) e Joshua Price (State University of New York) estiveram presentes no evento e falaram sobre Translations and Territorial Imaginaries: Journals as Sites of Exchange in Latin America e Translation and Epistemicide in Latin America, respectivamente.

Nesse I Seminário, o Observatório de Tradução compartilhou com a comunidade acadêmica o trabalho que vem fazendo há um ano, articulando ensino, pesquisa e extensão e colocou em interação estudiosos da tradução de outras instituições nacionais e internacionais.

Logo após o I Seminário do Observatório, tivemos o Seminário Quinta no Quintal, nos dias 4 e 5 de julho na Barra do Jucu. O Projeto Quinta no Quintal faz parte do Programa Quinta Habilidade, um dos parceiros do Observatório.

2- I Seminário do FOPEL, 30 de abril de 2014, às 8h, Auditório do IC2, UFES

Tema: "Que inglês é esse que o mundo fala?"

3- II Seminário do FOPEL, 29 de maio de 2014, às 14h, Anfiteatro 1 do CCHN, UFES

Tema: Exames Internacionais de Proficiência: Letramento ou Treinamento?

4- III Seminário do FOPEL, 02 de maio de 2015, às 8h, Auditório do IC2, UFES

Tema: O Centro Estadual de Idiomas (CEI) como política pública da SEDU e suas implicações político-pedagógicas

5- IV Seminário do FOPEL, 24 de agosto de 2016, às 8h, Auditório do IC2, Ufes

Tema: A Grande Mídia e as Práticas Contradiscursivas no Brasil de 2016,

6- Mini-Curso durante a III JELE (Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras), 15 e 16 de setembro de 2015, UFES.

MINI-CURSO: Tradução no ensino de língua adicional: um apêndice ou uma perspectiva?
Junia Mattos Zaidan (UFES)
Neste mini-curso, discutimos a tradução no ensino de língua adicional tanto a partir de proposições teóricas que sublinham a importância da tradução, quanto a partir da análise de situações do cotidiano escolar em que se recorre à tradução. Indicamos a necessidade de uma compreensão aprofundada da tradução e da língua materna como constitutivas do processo de aquisição de língua adicional, provocando os participantes a incorporarem a tradução como perspectiva - um alternativa à ideia de tradução como ferramenta.

7- Mini-Curso durante a IV JELE (Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras), 15 e 16 de setembro de 2016, UFES.

MINI-CURSO: Tradução & Legendagem voluntárias como contradiscurso no Brasil de 2016

O mini-curso tem como objetivo analisar o papel da tradução e da legendagem voluntária de vídeos no Brasil de 2016. Focalizando o contexto político nacional recente e a relação entre as comunidades de prática em interação, quais sejam, os coletivos de tradutoras(es) voluntárias(os) e o eixo receptor , busca-se relacionar a “virada ativista”  (WOLF, 2012) nos Estudos da Tradução com o que Venuti (1997) nomeia uma ‘ética da diferença’. Serão apresentados os principais softwares utilizados pelos coletivos, bem como as técnicas tradutórias mais comuns no processo de legendagem entre as línguas portuguesa e inglesa. O mini-curso apresentará o material produzido no âmbito do Programa de Extensão Universitária, Observatório de Tradução: arte, mídia e ensino.

* Interessada(os) em obter o material poderão entrar em contato conosco pelo observatoriodetraducao [at] gmail.com

8- Mesa "Austeridade, mídia e criminalização da vida"

O Fórum Capixaba de Lutas Sociais, com o apoio do Fórum Permanente de Linguagem (FOPEL) e de outras entidades envolvidas com as causas populares, convida para a mesa "Austeridade, mídia e criminalização da vida"

Data e horários: 18 de maio de 2017, às 18h

Local: Auditório do CCHN, UFES

Mesa: Orlando Zaccone, Ana Heckert, Emerson Campos e Ana Carolina Galvão Marsiglia (debatedora). .

INSCREVA-SE, PREENCHENDO E ENVIANDO ESTE FORMULÁRIO. A DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO SERÁ ENVIADA POR EMAIL AOS INSCRITOS QUE ASSINAREM A LISTA DE PRESENÇA NO DIA DO EVENTO. PARTICIPE!

Fórum Capixaba de Lutas: https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-Capixaba-de-Lutas-Sociais-131308677397011/?fref=ts
forumcapixabadelutas [at] gmail.com

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.